Com a baixa das águas e a possibilidade de retorno a seus bairros, os acolhidos no Cepe Canoas terão um auxílio para recomeçar. O clube tem preparado e organizado os chamados kits desligamento. Cada família que deixe o abrigo leve consigo alimento, roupa, material de higiene e limpeza, água e colchões para o seu novo começo. A ação tem como objetivo continuar apoiando as famílias mesmo quando não estiverem mais abrigadas. Por isso, todas as doações que chegaram e ainda chegam ao clube são separadas e direcionadas a quem mais precisa.
Além disso, uma ação desenvolvida pelos grupos escoteiros da região, em nome do clube pelo Grupo Escoteiro Ouro Negro (Geon), que é um departamento do Cepe, envolve a distribuição de alimentos, kits de higiene e limpeza, e água para famílias desabrigadas que foram acolhidas em casas de terceiros. O Geon tem levado esses itens a diversos pontos da cidade, garantindo alimento, higiene, limpeza, água e a esperança de dias melhores.
Todas as iniciativas do clube estão focadas no cuidado, acolhimento e apoio às famílias afetadas. Direcionamos todas as doações para quem precisa, seja durante o acolhimento, no retorno às suas casas, ou no acompanhamento deste recomeço.
O Cepe Canoas agradece a todos que confiam na seriedade do trabalho desenvolvido, nas doações que aquecem os corações de quem mais precisa, e aos voluntários que dedicam seu tempo para ajudar. Reafirmamos nosso compromisso social com a ajuda humanitária e destacamos que, em hipótese alguma, deixaremos de contribuir para a reconstrução do Rio Grande do Sul.